segunda-feira, junho 20, 2005

Nova Iorque - Porto de chegada

E de repente senti-me infimamente pequeno. Senti que a escala estava errada, que era protagonista do “Querida, encolhi os miúdos”, sendo eu um dos miúdos. Nova Iorque é imensa. Tudo é grande e em grande: os edifícios, as avenidas, as lojas, a cultura, os museus, os espectáculos, a beleza da arquitectura, a imensidão do mar de gente que se passeia pelas ruas, transformando-se num verdadeiro tsunami quando em hora de ponta.
O primeiro impacto é forte e avassalador. Como quando provamos pela primeira vez um bom vinho tinto e ficamos atordoados, com uma textura na língua desconhecida, sem saber se o arrepio que sentimos foi de prazer ou o organismo a rejeitar algo nunca ingerido. Assim é N.Y. Só quando saímos do táxi que nos traz do aeroporto e passeamos de nariz no ar, para sorvermos a cidade na sua plenitude, é que se começa a perceber que estamos dentro de um organismo vivo e extremamente sedutor. A cidade fala-nos numa tamarelagem babilónica, com todas as línguas a sussurrarem-nos frases imperceptíveis, por bocas de todas as cores e lábios com os mapas de cada recanto do mundo desenhados ao pormenor.Nova Iorque é enfim, uma cidade cosmopolita, na total acepção da palavra. Ou seja, é uma cidade que tem o mundo inteiro contido nela, mas por outro lado é uma cidade que está em todo o mundo. E isto porque, qualquer viajante que por lá passa, seja qual for o seu porto de partida, leva Nova Iorque dentro de si.

2 Comments:

Blogger Maria Heli said...

Bom dia, Duarte!
Não sei se este Duarte é o mesmo duarte que de vez em quando faz alguns comentários pertinentes lá pelo Amor e Ócio. Mas também não importa.
Gostei deste blog, do seu propósito...Porto, Portugal, Mundo, busca do que não conhecemos!

Também senti algo parecido ao que está aqui descrito não quando estive em NY - porque nunca fui lá - mas quando viajei até Hong-Kong!
abraço

8:56 da manhã  
Blogger Xuinha Foguetão said...

Eu ainda n fui lá! Mas hei-de ir...
Conseguiste pôr o contador! Boa!
Parabéns!
Felicidades para o blog!
Beijos.

3:19 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home