segunda-feira, julho 04, 2005

Uns e outros

Este País às vezes ainda me surpreende. Entre factos e personagens completamente ridículos e outros que nos fazem plantar uma semente de esperança no futuro, os dias têm sucedido nada monótonos.
Comecemos pelo que nos faz alegrar. Duas praias de V. N. Gaia, Miramar e Aguda, onde eu durante mais de 15 anos passei férias sempre excelentes, receberam o galardão “Praia Acessível, Praia para todos”, atribuído pelo Secretariado Nacional para a Reabilitação e Integração das Pessoas com Deficiência. Este galardão distingue as praias que se preocupam em criar as condições necessárias para que os deficientes possam realizar o maior número de actividades possível, como por exemplo, os paraplégicos puderem banhar-se no mar. Parabéns pois à Aguda e a Miramar.
Outra notícia agradável nos últimos dias relaciona-se com o facto de a empresa “Douro Azul”, que já domina o turismo fluvial no Douro, ter inaugurado um projecto no Algarve. De facto, esta empresa tem agora um barco com capacidade para 130 pessoas que faz um cruzeiro pela costa algarvia e sobe o rio Guadiana até onde ele é navegável. O objectivo é chegar a Mértola, mas para isso é necessário o desassoreamento do rio, pelo que, por ora queda-se por Alcoutim. Esperemos que a inércia do Estado não impeça este objectivo. Este cruzeiro é genial, uma vez que os turistas saem do barco e visitam o Alentejo raiano, belíssimo e tão esquecido. Por outro lado, embora ainda esteja em fase inicial de lançamento, é já um sucesso, estando já esgotado para os próximos meses, e com mercados não habituais no Algarve: Suíço e Norte-Americano. Parabéns à Douro Azul. Parece que estamos a reconquistar o Algarve.
Dois bons exemplos para um País que se quer a caminho da modernidade e do desenvolvimento.
Vamos agora ao reverso da medalha. O mau exemplo que trago hoje é um caso paradigmático. Demonstra que, em Portugal, a incompetência ainda compensa, e de que maneira. Refiro-me a um gestor que se locomove num Porsche, faz negócios ruinosos, dorme com a concorrência, e não produz mais valias nenhumas para os seus accionistas. Apesar disso, tem uma enorme cobertura mediática, vertendo a sua sapiência em frases sem nexo e muitas vezes contraditórias entre si. O nosso papel enquanto público, supõe tão ilustre personagem, é o de bebermos os seus ensinamentos, uma vez que é detentor único da moral em Portugal. Falo obviamente, como já adivinharam de Dias da Cunha. Absolutamente execrável a entrevista que deu esta semana à RTP –N. Fiquei com a certeza absoluta que o homem é um perfeito imbecil. Mas como este não é um post sobre futebol, vem esta constatação a propósito do perfil deste energúmeno. Na realidade, o atraso do nosso país deve-se a muitos Dias da Cunha espalhados pelo tecido empresarial português. Empresários sem visão estratégica, sem perceberem os problemas do mercado, sem soluções para criarem uma empresa competitiva, atirando para cima dos outros as culpas pelos seus constantes e reiterados fracassos. Do lado dos trabalhadores existem também muitas personagens destas, especialmente nessas estruturas pré-históricas e completamente obsoletas que dão pelo nome de Sindicatos, que preferem a contestação social, com greves, marchas ou outra qualquer forma de reivindicação sem qualquer sentido nem objectivo, que não seja deixar o país pior do que já está, em vez de contribuírem de forma válida para o crescimento das empresas e consequentemente do bem estar dos seus associados.Enfim Portugal no seu melhor e no seu pior. Esperemos que existam cada vez mais exemplos como a Praia da Aguda e a “Douro Azul” e cada vez menos (ir)responsáveis como Dia da Cunha.

1 Comments:

Blogger Maria Heli said...

Gostei das boas notícias, Duarte.

Aproveito para dizer que não é uma técnica de marketing... não! A ausência de posts ao fim de semana prende-se ao simples facto de eu não ter net em casa!!!
E por falar em confissões deste teor, nem TV cabo!

Tá confessado. ..longe das técnicas de marketing, como pode, agora, deduzir! :)

boa semana
abraço

2:47 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home