quarta-feira, agosto 03, 2005

Sabes, estou farta...

-Sabes estou farta, - pegou na chávena sorveu o café, fez cara feia, estava torrado - as pessoas hoje são cada vez mais indignas desse nome.
- O que p`raí vai rapariga! - dispara a mais velha, come o croissant, limpa os cantos da boca, suspira - Tão nova e já tão desgostosa dos outros.
- Não tenho motivos para estar contente. - trinca a torrada, paga a conta, sai para a rua a mais nova - Para onde quer que me vire só vejo o que não quero. Ele é o patrão que só sabe engordar enquanto nós fazemos dieta forçada, o meu homem que me chega a casa sempre tarde e a cheirar a vinho e a mais que nem quero saber, o estupor do dinheiro que nem tarde chega...enfim!
- Tu muito te queixas! - acende o cigarro, dá duas passas, atira-o fora, mete à boca uma chiclete. - Se tivesses sofrido metade do que eu sofri erguias as mãos aos céus e estavas era caladinha.
- Ora querem lá ver esta agora! - pede uma chiclete mete-a à boca, faz bolas que explodem sem grande convicção. - Lá porque tu sofreste, isso quer dizer que as minhas dores são mais pequenas do que as tuas? Eu cá sei da minha vida.
-Mas sabes pouco. - Assoa-se estrondosamente, olha para o lenço como a confirmar qualquer suspeita, dobra-o com cuidados pueris - Se desses mais valor ao que tens de bom, sempre esquecias o que tens de mau. Olha eu sempre assim fiz e não me arrependo.
-Isso é o que dizes agora - compra a senha do passe, esfrega o pé, a mais nova - Eu bem vi em que estado andavas quando o Manel se embeiçou pela Lola. Emagreceste num piscar de olhos.
- Mas não me fui totalmente abaixo. Agarrei em mim, fui ao cabeleireiro, começei a vestir-me como deve ser, até a fumar. A ver se ele não voltou para mim. Estás diferente, disse. A Lola foi um engano, disse. Percebi que estava enganado. E voltou e eu ainda ganhei porque fiquei mais magra - ri-se, olha-se na montra, sente-se mais nova, a mais velha.
- Pois eu não consigo, gostava, mas sou pessimista, o que queres vejo assim a realidade, a preto e branco - olha-se no espelho, passa a mão pelos cabelos, sente-se mais velha, a mais nova.
-Bem adeus, até amanhã e cara alegre, que amanhã é outro dia. - acena, entra no autocarro desaparece no horizonte a mais velha.
Tenta o sorriso, que contudo se desvanece num àpice, a mais nova. Decide que amanhã tentará novamente!

6 Comments:

Blogger Maria Heli said...

Seja lá onde for que as suas histórias ganham vida, começa a ser um vício lê-las!
Tenho encontrado sempre uma nesga de espelho onde revejo, ou vejo de novo. Vida! :)

11:57 da manhã  
Blogger Duarte Nuno Correia said...

Maria Heli,
Agradeço os seus comentários sempre motivadores.
Vou continuar a postar enquanto tiver quem me leia. Quando não, continuarei a fazê-lo só para mim...
Duarte

4:33 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Partilho da opinião da Maria.
Faça o favor de continuar a escrever destas histórias.
Sandra Sarabando

10:06 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

ó Duarte que história engraçada. Até dá a impressão que esteve a ouvir a conversa ;) e a passou para aqui.
Beijinhos, agora aqui do Sul do país.
Cenoura

1:10 da tarde  
Blogger Maria Heli said...

Não agradeça Duarte!
Quando gosto, digo.
E quando não gosto também :)

5:53 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

"Emagreces-te num piscar de olhos"

Corrige ai' o hifen, oh distraido, que um homem do teu oficio nao pode ter "tinta" publicada com uma destas "gaffes" mais usuais do "pobao", e apaga este comentario que se torna useless, afterwards; be my guest.

Ass: O teu revisor favorito - el chato ;)

PS: Espero que recebas mail com os comments, senao eu insisto por outras vias, mas quando voltares de ferias.

3:06 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home